Páginas

02/11/2011

PAPO DE HOMEM NO METRO.


Sete e meia da noite. Eu descia correndo a escada do metrô. Dois homens de paletó e gravata meio solta desciam na minha frente, com calma, impedindo que eu passasse. O jeito foi ouvir a conversa.
- Mas brigaram geral mesmo? – perguntou o mais baixo e mais velho.
- Por mim, não tem volta – respondeu o mais alto, de uns vinte e oito anos, por aí.
- O que ela fez?
- Quem fez fui eu. Só que ela gritou comigo que nunca mais queria olhar na minha cara. Mas hoje às sete da manhã tocou o telefone e era ela, dizendo que queria fazer as pazes. Não dá, né?
- É, não dá.
- Essa já foi. Falei pra ela sumir.
- Mulher é assim, cara, não tem credibilidade.
E caíram na risada. Se eles tivessem de frente pra mim, eu teria fuzilado a dupla com os olhos. Também tive a oportunidade de dar com meu guarda-chuva na cabeça deles, mas achei que seria muita confusão. Então o jeito é fuzilar vocês, companheiras, com minhas palavras.
Quando foi que nós, mulheres, construímos isso? Quando foi que, aos olhos de boa parte dos homens, viramos gente sem credibilidade, que fala as coisas da boca pra fora e no dia seguinte pede arrego?
Tá, vocês podem dizer que essa era a opinião de apenas dois homens. Tomara. Mas será?
Entre uma piada machista aqui e outra ali, muitas vezes chego à conclusão de que os homens (de modo geral) tratam as mulheres (de modo geral) com pouco respeito. É culpa deles ou nossa?
Já não tenho dedos pra contar quantas vezes vi casais de meia idade no supermercado, no restaurante, na loja, e eles gritavam com elas, que ouviam caladas ou respondiam baixinho.
Quantas vezes você já viu maridos ou namorados do lado de suas parceiras olhando pra outras mulheres – disfarçadamente ou não – ou comentando como fulana e cicrana (quase sempre vagabundas de carteirinha) são bonitas e gostosas?

Por que certas mulheres – muitas – têm tanto medo de ficar sozinhas e aguentam tudo apenas para não passar os domingos comendo biscoito, vendo televisão e olhando o Facebook?
Por que muitas jogam no lixo sua autoestima por causa de celulite, barriguinha ou ruga?
Por que muitas vivem em função de seus relacionamentos, em detrimento de todo o resto?
Tudo isso contribui para a ideia geral de que os homens, ao se relacionar de verdade com mulheres, estão lhes fazendo uma espécie de favor. Muitos se acham presentes dos céus para nós. 
Estou errada? Misturei todos os canais? Tá bom. Mas então vamos combinar pelo menos o seguinte: se um dia disser que nunca mais quer olhar pra cara dele, espere pelo menos uma semana pra telefonar.



Martha Mendonça é editora-assistente de ÉPOCA no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário